A palavra "Bon-sai" (muitas vezes escrita de forma errada como bonzai ou banzai) é um termo japonês que, traduzido literalmente, significa "plantado em uma bandeja".

Esta forma de arte é derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, parte da qual foi, então, reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Isto aconteceu há pelo menos mais de mil anos. O objetivo final de se cultivar um Bonsai é criar uma representação miniaturizada, porém realista, da natureza, na forma de uma árvore. Na realidade, os Bonsai não são plantas geneticamente transformadas em anãs, sendo que qualquer espécie de árvore pode ser utilizada para se cultivar como Bonsai.

 

What is Bonsai

Bonsai "Akirafutokoro Prince" (706 AD) - Ritsumeikan University

 

Técnicas como o pinçamento de brotos, poda e aramação de galhos, e cuidadosamente restringir, mas não abandonando, fertilizantes, são utilizadas para limitar e redirecionar o crescimento saudável. Mais comumente mantidos até cerca de um metro de altura, os bonsai não são plantas geneticamente transformadas em anãs. No entanto, as plantas com folhas menores tornam essas composições mais fáceis de projetar. Na verdade, qualquer espécie de planta que tenha um tronco ou caule lenhoso, que desenvolva galhos verdadeiros, pode ser cultivada com sucesso num recipiente para restringir as suas raízes/a capacidade de armazenamento de alimentos, e que tenha folhas menores ou passíveis de redução pode ser usada para criar um bonsai.

Olhe ao redor para suas árvores, arbustos, sebes, os bosques em sua área ou parque, as plantas no viveiro ou a paisagem selvagem — essencialmente, qualquer um deles pode ser material    de partida. Cuidadosamente coletados durante a estação apropriada de crescimento ou de dormência, com a devida permissão, sua composição é iniciada. A maioria das plantas nativas pode ser cultivada ao ar livre: materiais de climas mais tropicais precisam de pelo menos alguma proteção contra as intempéries nas zonas temperadas. No nosso guia de espécies de árvore de Bonsai, você pode encontrar mais informações sobre cuidados específicos por espécie.

 

 

Classificações de tamanhos de Bonsai

O objetivo final do Bonsai é criar uma representação realística da natureza. À medida que o bonsai fica menor (até poucos centímetros), ele se torna cada vez mais abstrato, em oposição a se parecer com a natureza em uma forma mais precisa. Várias classificações de Bonsai foram propostas, e, embora as classificações de tamanhos exatos sejam disputadas, elas ajudam a conhecer melhor os aspectos estéticos e botânicos do Bonsai. As classificações são inicialmente baseadas no número de homens necessários para levantar a árvore real.

 

As classificações de tamanho, em ordem crescente de tamanho:

  • Keshitsubo: 3-8 cm
  • Shito: 5-10 cm
  • Mame: 5-15 cm
  • Shohin: 13-20 cm
  • Komono: 15-25 cm
  • Katade-mochi: 25-46 cm
  • Chumono / Chiu: 141-91 cm
  • Omono / Dai: 76-122 cm
  • Hachi-uye: 102-152 cm
  • Imperial: 152-203 cm

 

Leia mais sobre as menores árvores no artigo sobre bonsai Shohin e Mame.

 

IV Ka Japanese Bonsai history

Árvores de bonsai do mercado de Kiyonaga

 

Bonsai significado; Bonsai definição

Os caracteres chineses para as suas mais velhas paisagens de árvores anãs em vaso foram adotados para o nome da forma de arte japonesa. Em síntese, a definição de Bonsai pode ser explicada como:

 

Caracteres japoneses bon sai

 

“Bon” [caractere abaixo à esquerda] é um prato ou bacia rasa (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais funda”).

“Sai” [caractere abaixo à direita] é uma árvore ou outra planta de cultivo que é plantada — “plantada”, como seria uma alabarda ou lança ou arpão preso no chão.

 

Bonsai origin and history

O que é Bonsai? - Ritsumeikan University

 

 

Artes intimamente relacionadas

Enquanto “bonsai” se refere especificamente a árvores envasadas anãs, baseado no modelo japonês, também é usado como um termo genérico para formas de arte relacionadas em outros países, que incluem, mas não estão limitadas, às seguintes:

  • Os Penjing são a forma mais antiga e original de paisagens em miniatura chinesas. Eles geralmente incluem rochas para representar montanhas, colinas e penhascos. Algumas vezes eles se estendem a até 3 metros de altura. Estas composições maiores são plantadas em recipientes de concreto não-móveis em exposição permanente.
  • Os Saikei são as versões japonesas mais recentes e menores de penjing. Estes são feitos com pedras, plantas pequenas/coberturas verdes, e árvores subdesenvolvidas (que poderiam um dia se tornar bonsai em vasos independentes).
  • Hòn non bô são paisagens em miniatura vietnamitas de 0,3 a 7,6 m de altura, feitas com pedras, plantas e água imitando cenário de ilha, montanhas e arredores.
  • Mai-dăt são as composições tailandesas que são mais angulares e simbólicas, algo comparado a poses de bailarinos estilizadas.

 

Leia mais sobre as artes relacionadas ao Bonsai.

 

Esta é uma interpretação atual deste interesse de jardinagem. Conforme o entusiasmo e a experiência com isto se espalhar ainda mais ao redor do mundo, significados, apreciações e materiais adicionais serão adicionados ao corpo geral que compreende o bonsai. Várias das plantas lenhosas locais e novos estilos nativos continuam a ser aplicados aos projetos de bonsai. Ele está em constante desenvolvimento e cada um de nós contribui para o que é esta forma de arte dinâmica.