A parte mais importante de cuidar de suas árvores de bonsai é a rega. A frequência com que uma árvore precisa ser regada depende de vários fatores (como as espécies das árvores, o tamanho da árvore, o tamanho do vaso, a época do ano, a mistura do solo e o clima), o que indica que é impossível dizer quantas vezes você deve regar o bonsai. No entanto, compreender algumas orientações básicas ajudará você a observar quando uma árvore precisa ser regada.

 

 

Com que frequência regar as árvores de Bonsai?

Como mencionado acima, a frequência com que as árvores de Bonsai precisam ser regadas depende de muitos fatores para se dar orientações exatas. Ao invés disso, você precisa aprender a observar suas árvores e saber quando elas precisam ser regadas. As orientações gerais, a seguir, vão ajudar você a obter a rega correta de Bonsai:

  • Regue suas árvores quando o solo ficar um pouco seco
    Isto significa que você não deve regar sua árvore quando o solo ainda estiver molhado, mas apenas quando senti-lo um pouco seco: use seus dedos para verificar o solo em cerca de um centímetro de profundidade. Depois que ficar mais experiente, você será capaz de ver (ao invés de sentir) quando uma árvore precisa de rega.

  • Nunca regue numa rotina
    Mantenha a observação de suas árvores individualmente, ao invés de regá-las numa rotina diária, até que você saiba exatamente o que está fazendo.

  • Use a mistura de solo correta
    A mistura de solo influencia bastante na frequência com que as árvores precisam ser regadas: para a maioria das árvores de Bonsai uma mistura de Akadama, cascalho fino e adubo para plantas misturados em uma proporção de ½ para ¼ para ¼ deve ser excelente. No entanto, use uma mistura que retenha mais água (usando mais adubo para plantas) quando você não pode molhar suas árvores assim regularmente. Leia o artigo sobre misturas de solo para bonsai para mais informações..

 

Potbound bonsai tree

Ao regar esta árvore, a maior parte da água vai correr direto para fora do vaso; as raízes estão tão compactas que a massa de solo não vai absorver a água facilmente. Esta árvore precisa ser transplantada!

 

Quando?

Realmente não importa a que horas você rega um Bonsai; no entanto, tente evitar a rega durante a tarde, quando o solo foi aquecido pelo sol e vai esfriar rapidamente ao usar água fria.

 

Como regar árvores de Bonsai?

Como explicado anteriormente, regue quando o solo ficar ligeiramente seco. Porém, quando a árvore necessitar de água, ela precisa de imersão completa, para que todo o sistema radicular seja molhado. Para fazer isso, mantenha a rega até que a água corra para fora dos furos de drenagem e, possivelmente, repita o processo poucos minutos depois.

Regue a árvore a partir de cima usando um regador com bico fino; isto impedirá que o solo seja arrastado (ver fotos 1 e 2, abaixo). O uso de água coletada da chuva é melhor (uma vez que ela não contém produtos químicos adicionados), mas quando isto não estiver prontamente disponível, não há nenhum problema na utilização de água normal da torneira.

 

 

Watering a bonsai tree

Quando regar, faça-o completamente, certifique-se de que toda a massa da raiz seja molhada!