Para evitar que uma árvore seja expulsa do vaso e, por fim, morra de fome, o transplante regular é crucial. O transplante de seu Bonsai não vai mantê-lo pequeno; em vez disso, ele irá suprir a árvore com novos nutrientes que ela precisa para se desenvolver e florescer.

 

 

Com que frequência devo transplantar o Bonsai?

Depende do tamanho do recipiente/vaso e das espécies de árvore a frequência com que um Bonsai precisa ser transplantado. Árvores de crescimento rápido precisam ser transplantadas de dois em dois anos (por vezes até a cada ano), ao passo que as árvores mais velhas, mais maduras, devem ser transplantadas a cada 3 a 5 anos. Não faça do transplante uma rotina, em vez disso, verifique suas árvores a cada primavera, removendo cuidadosamente a árvore de seu vaso. Um bonsai precisa ser transplantado quando as raízes formam um círculo em torno do sistema radicular. Quando as raízes ainda estiverem contidas no solo, espere mais um ano antes de verificar novamente.

 

Roots of Bonsai

Esta árvore precisa ser transplantada, pois as raízes estão dando voltas em torno da massa de raízes.

 

Quando?

O trabalho de transplante normalmente precisa ser feito durante o início da primavera; quando a árvore ainda está em dormência. Deste modo, o efeito um tanto prejudicial do transplante sobre uma árvore é reduzido a um mínimo, uma vez que a árvore ainda não tem como suportar uma folhagem adulta. O transplante no início da primavera também garantirá que o dano causado ao sistema radicular será reparado logo, quando a árvore começar a crescer.

 

Mistura de solo para Bonsai

A escolha da mistura de solo certa é crucial para a saúde de suas árvores, ele deve ser drenante o suficiente para impedir que as raízes apodreçam, enquanto absorve água o suficiente para abastecer a árvore com água. Embora algumas espécies de árvores precisem de misturas de solo especiais, a mistura que se segue é adequada para a maioria das árvores.

Misture Akadama, cascalho fino e terra adubada (composto orgânico) em uma proporção de ½ para ¼ para ¼. Quando você não tiver tempo para regar suas árvores regularmente, escolha uma mistura que absorva mais água (use mais terra adubada); por outro lado, você deve escolher uma mistura mais drenante (use mais Akadama e cascalho) quando estiver morando em um clima úmido. Leia o artigo sobre solo de Bonsai para obter informações mais detalhadas sobre misturas de solo.

 

A escolha da mistura de solo certa é crucial para a saúde de suas árvores.

 

Vaso para o Bonsai

Escolha do vaso para o Bonsai

A escolha de um vaso em que seu Bonsai se encaixe, tanto em tamanho como em estilo, é crucial para a composição como um todo. Para mais informações, confira a página sobre decisão do vaso.