Transplante

Transplante de Bonsai: como transplantar sua árvore

Para evitar que uma árvore seja expulsa do vaso e, por fim, morra de fome, o transplante regular é crucial. O transplante de seu Bonsai não vai mantê-lo pequeno; em vez disso, ele irá suprir a árvore com novos nutrientes que ela precisa para se desenvolver e florescer.

 

Com que frequência devo transplantar o Bonsai?

Depende do tamanho do recipiente/vaso e das espécies de árvore a frequência com que um Bonsai precisa ser transplantado. Árvores de crescimento rápido precisam ser transplantadas de dois em dois anos (por vezes até a cada ano), ao passo que as árvores mais velhas, mais maduras, devem ser transplantadas a cada 3 a 5 anos. Não faça do transplante uma rotina, em vez disso, verifique suas árvores a cada primavera, removendo cuidadosamente a árvore de seu vaso. Um bonsai precisa ser transplantado quando as raízes formam um círculo em torno do sistema radicular. Quando as raízes ainda estiverem contidas no solo, espere mais um ano antes de verificar novamente.

 

Quando?

O trabalho de transplante normalmente precisa ser feito durante o início da primavera; quando a árvore ainda está em dormência. Deste modo, o efeito um tanto prejudicial do transplante sobre uma árvore é reduzido a um mínimo, uma vez que a árvore ainda não tem como suportar uma folhagem adulta. O transplante no início da primavera também garantirá que o dano causado ao sistema radicular será reparado logo, quando a árvore começar a crescer.

 

Mistura de solo para Bonsai

A escolha da mistura de solo certa é crucial para a saúde de suas árvores, ele deve ser drenante o suficiente para impedir que as raízes apodreçam, enquanto absorve água o suficiente para abastecer a árvore com água. Embora algumas espécies de árvores precisem de misturas de solo especiais, a mistura que se segue é adequada para a maioria das árvores:

Misture Akadama, cascalho fino e terra adubada (composto orgânico) em uma proporção de ½ para ¼ para ¼. Quando você não tiver tempo para regar suas árvores regularmente, escolha uma mistura que absorva mais água (use mais terra adubada); por outro lado, você deve escolher uma mistura mais drenante (use mais Akadama e cascalho) quando estiver morando em um clima úmido. Leia o artigo sobre solo de Bonsai para obter informações mais detalhadas sobre misturas de solo.

 

Escolha do vaso para o Bonsai

A escolha de um vaso em que seu Bonsai se encaixe, tanto em tamanho como em estilo, é crucial para a composição como um todo. Para mais informações, confira a página sobre decisão do vaso.

 

 

Como transplantar árvores de Bonsai?

Primeiro prepare o vaso, em seguida inicie o transplante:

  1. Coloque uma tela de plástico nos furos de drenagem, presa com algum arame de cobre (ver foto 1, abaixo).
  2. Cubra a base do vaso com uma camada de cascalho para criar uma boa drenagem. Você também pode prender outro arame de cobre nos furos de drenagem do vaso, que pode ser usado para prender a árvore no passo seguinte (ver foto 2, abaixo).
  3. Agora, use a mistura de solo preparada como a segunda camada, na qual a árvore será plantada (ver foto 3, abaixo).

 

 

Vaso de Bonsai: telasVaso de Bonsai com cascalhoVaso de Bonsai preparado

 

 

Plano passo-a-passo para transplantar seu Bonsai:

  1. Retire cuidadosamente a árvore de seu vaso; quando ela estiver presa, utilize uma faca de raiz (ver foto 1, abaixo).
  2. Inspecione se a árvore precisa ser transplantada ou não, tal como descrito acima na seção "com que frequência".
  3. Usando um gancho de raiz ou alguns pauzinhos, remova cuidadosamente o solo e desembarace as raízes um pouco (ver foto 2, abaixo). Quando for transplantar pinheiros, nunca remova todo o solo; isto removeria os fungos da micorriza, que é essencial para a sobrevivência da árvore..
  4. Faça a poda das raízes longas; isto ajudará sua árvore a desenvolver um sistema radicular mais compacto, adequado para a colocação em pequenos vasos de bonsai. Remova também as raízes podres ou de crescimento vertical. Faça a poda de até ¼ da massa total de raízes (ver foto 3, abaixo).
  5. Posicione a árvore, um pouco fora do centro do vaso (ver foto 4, abaixo) e fixe-a com o arame de cobre (ver foto 5, abaixo).
  6. Encha o vaso com a mistura de solo até cerca de 1 cm abaixo da borda; certifique-se de que o solo enche o vaso completamente e que nenhum bolsão de ar fique entre as raízes (ver foto 6, abaixo).
  7. Regue a árvore totalmente, isto vai assentar o solo e encher os bolsões de ar restantes.

 

 

Transplante de bonsaiTransplante de bonsai: remova o soloTransplante de bonsai: pode as raízes

Transplante de bonsai: coloque no vasoTransplante de bonsai: prenda com arameTransplante de bonsai: cubra com o solo

 

 

 

E depois? Cuidados posteriores

Proteja a árvore de ventos fortes e do sol por cerca de dois meses. Inicie a adubação um mês após o transplante.

 

 

 

Mais informações

Vá para o fórum sobre transplante ou confira nossas orientações de cuidados gerais sobre Bonsai.

Confira a seção de guias de cuidados para informações sobre espécies específicas de árvore.



Forum

  • No posts to display.

Nossos 8 idiomas...