Um equívoco comum é pensar que as plantas utilizadas para Bonsai são plantas geneticamente transformadas em ‘anãs’. As árvores de Bonsai são plantas normais, que se propagam como qualquer outra, mas treinadas utilizando-se técnicas sofisticadas para mantê-las em tamanho miniatura. A estilização de árvores de Bonsai inclui métodos básicos, como a poda regular e a aramação, mas também técnicas mais avançadas, incluindo a criação de madeira morta.

Desenvolvendo um Bonsai a partir de um kit de iniciante

Treinamento e modelagem de árvores de Bonsai

TUm equívoco comum é pensar que as plantas usadas para bonsai são geneticamente transformadas em plantas ‘anãs’. As árvores de bonsai são plantas normais, propagadas como qualquer outra, mas treinadas usando técnicas sofisticadas para mantê-las pequenas. O treinamento inclui procedimentos básicos como poda regular e aramação, mas também técnicas mais avançadas de estilização, como a criação de madeira morta.

Sem dúvida, a forma mais importante de treinar um bonsai é podá-lo em uma base regular. Basicamente, existem duas técnicas diferentes: a poda de manutenção, para manter e refinar a forma existente de um Bonsai; e a poda de estilização, que envolve a poda mais rigorosa para dar a uma árvore sua forma ou estilo básico.

Leia mais

A aramação é uma técnica crucial para treinar e estilizar árvores de Bonsai. Enrolando arames de cobre em torno dos galhos de uma árvore você é capaz de dobrar e reposicionar os galhos. Vai levar alguns meses até que os galhos estejam definidos em sua nova forma; o arame de cobre deve então ser removido.

Leia mais

Subcategorias

Técnicas de estilização de Bonsai avançadas

Os tópicos incluídos nesta seção são: desfolha; criando partes de madeira morta em uma árvore; trabalhando nas raízes superficiais e no tronco de um bonsai; e guias para se criar uma floresta de Bonsai ou plantio em rocha. Vamos começar.

Leia mais

Nosso guia do iniciante

Entrar Cadastro