Um equívoco comum sobre árvores de Bonsai é que elas devem ser mantidas dentro de casa. Na realidade, a maioria das árvores de Bonsai deve ser colocada do lado de fora, onde elas são expostas às quatro estações assim como as árvores normais o são. Somente plantas tropicais e subtropicais podem sobreviver no clima do interior de sua casa, onde as temperaturas são elevadas e estáveis ao longo do ano.

 

 

Tudo bem, então eu preciso de uma árvore de Bonsai tropical. Qual?

Há várias árvores que você pode cultivar dentro de casa, mas, de longe, o mais comum (e mais fácil de cuidar) é o bonsai de Ficus. O Ficus é tolerante a baixa umidade e pode resistir bastante: uma boa escolha para iniciantes.

Outras árvores de bonsai populares para ambientes internos incluem a Crassula (Planta-Jade), o Ligustrum (Ligustro), a Carmona (Chá de Fukien), a Schefflera arboricola (Guarda-chuva Havaiano), a Jabuticabeira bonsai (Myrciaria cauliflora) e a Sageretia (Ameixeira Doce).

Indoor Bonsai trees

Árvores de Bonsai de interior: um Ficus, uma Carmona e um Olmo chinês.

 

Por que não posso manter árvores de bonsai de clima temperado (não-tropical) dentro de casa?

A razão mais importante, tal como acima referido, é que as árvores temperadas necessitam de um período de dormência (no inverno). Nesse período, o ciclo de crescimento anual termina, e a árvore se prepara para o próximo ciclo que começará novamente no início da primavera. A árvore passa a ficar dormente quando as temperaturas e a intensidade da luz diminuem gradualmente ao longo de várias semanas, o que não acontece quando você mantém suas árvores em ambientes fechados.

 

Indoor Bonsai

 

Cuidados para árvore de bonsai de interior

Os cuidados para uma árvore de bonsai de interior são diferentes daqueles das plantas de casa em vasos normais. A principal razão é que as árvores de bonsai são plantadas em vasos pequenos e, portanto, têm limitado armazenamento de nutrientes e água. O mais importante é que as árvores tropicais são usadas onde há muita luz e umidade elevada: condições que são muito difíceis de se criar dentro de casa.

Cuidados específicos de espécies de bonsai de interior:

1. Luz

O principal problema com a manutenção de uma árvore de Bonsai tropical de interior é que a intensidade da luz dentro de casa é muito menor do que do lado de fora. As árvores não morrerão imediatamente quando a intensidade de luz for muito baixa, mas o crescimento irá diminuir, eventualmente enfraquecendo a planta. Portanto, certifique-se de colocar o seu bonsai em um ponto bem iluminado, de preferência em frente a uma janela voltada para o sul.

Mesmo quando você tem uma janela voltada para o sul, as chances são de que a intensidade da luz seja ainda muito baixa. A iluminação artificial pode ajudar, por exemplo, utilizando iluminação fluorescente (com espectro de radiação favorável ao crescimento) ou iluminação de LED (Light-Emitting Diode) por cerca de 10 horas por dia.

 

2. Umidade

Outro problema com a manutenção de uma árvore de bonsai tropical em ambientes internos é que a árvore precisa de uma umidade relativamente alta, muito mais alta do que as condições internas de sua casa (especialmente quando você usa aquecimento ou ar condicionado). Você pode aumentar a umidade perto de sua árvore de bonsai colocando-a em uma bandeja umidificadora cheia de água e fazendo nebulização em sua árvore algumas vezes por dia. O que também ajuda é fazer circular o ar a partir do exterior, abrindo uma janela durante o dia.

 

3. Rega e adubação

A regra mais importante é: nunca regue dentro de uma rotina. Ignore o rótulo anexado ao seu bonsai que afirma que você precisa regar a cada 'x' dias. Em vez disso, monitore sua árvore e somente regue quando necessário. Por favor, leia as páginas sobre rega e adubação para informações mais detalhadas.

 

4. Temperatura

As espécies de árvores tropicais precisam de temperaturas relativamente altas durante todo o ano, semelhante à temperatura ambiente padrão de sua sala de estar.

As árvores de bonsai subtropicais podem suportar temperaturas um pouco mais baixas e, geralmente, são bem sucedidas quando desfrutam de uma estação de inverno com temperaturas bem abaixo da temperatura ambiente padrão.

 

Para resumir, certifique-se de selecionar as espécies de árvores adequadas e ter em conta as orientações de cuidados específicos para árvores de interior, e você se sairá muito bem!