Sem dúvida, a forma mais importante de treinar um bonsai é podá-lo em uma base regular. Basicamente, existem duas técnicas diferentes: a poda de manutenção, para manter e refinar a forma existente de um Bonsai; e a poda de estilização, que envolve a poda mais rigorosa para dar a uma árvore sua forma ou estilo básico.

 

 

Antes de lidar com as duas técnicas em mais detalhes, é útil observar algumas informações básicas sobre a forma como as árvores se desenvolvem. Isso nos ajudará a entender como podar as árvores de bonsai de forma mais eficiente.

As árvores têm uma tendência natural a distribuir mais crescimento para as bordas superior e exterior, o que é chamado de 'dominância apical’. Este mecanismo natural encoraja as árvores a crescerem mais alto, a fim de impedir que elas sejam sombreadas por árvores concorrentes. Com a distribuição de crescimento para as bordas superior e exterior, os galhos interiores e inferiores da árvore irão eventualmente morrer, enquanto os galhos superiores crescerão fora de proporção; dois efeitos não desejáveis para o desenho de árvores de Bonsai.

Estas informações básicas revelam não só a importância da poda em geral, mas também nos ensinam um pouco mais detalhadamente a combater a dominância apical pela poda das partes superior e exterior de uma árvore.

 

Poda de manutenção de Bonsai 

Poda de manutenção de Bonsai

 

1) Poda de manutenção de Bonsai

O objetivo da poda de manutenção é manter e refinar a forma de uma árvore. Como explicado acima, as árvores vão concentrar mais crescimento nas partes do topo e exteriores da árvore; é importante podar estas áreas de crescimento regularmente a fim de encorajar o crescimento mais próximo das partes internas da árvore.

 

Quando podar um Bonsai?

A poda de manutenção pode ser feita durante toda a estação de crescimento.

 

Como?

Como mencionado anteriormente, a poda de manutenção é necessária para manter a forma de uma árvore. Para isso, basta podar os galhos/brotos que já tenham superado o tamanho e o formato da copa pretendida usando tesouras de galhos ou uma tesoura comum. Não tenha medo de podar seu Bonsai; é importante, especialmente nas áreas externa e superior, podar regularmente, a fim de forçar a árvore a distribuir o crescimento mais uniformemente e desenvolver uma folhagem densa.

Ao contrário das árvores de folhas caducas, os pinheiros e as coníferas devem ser pinçados com a mão. O uso de tesoura para podar coníferas levaria ao surgimento de folhagem marrom morta nas estacas. Para evitar que isso aconteça, mantenha a ponta da parte aérea entre o polegar e o dedo indicador e puxe-a cuidadosamente para fora; a parte aérea vai se romper no seu ponto mais fraco e nenhuma extremidade marrom vai aparecer.

 

Pinçando um bonsai de forma errada

Pinçando um bonsai de forma errada

Pinçando um bonsai corretamente

Pinçando um bonsai corretamente

 

Outro método de poda de Bonsai é a desfolha, que envolve a remoção de folhas de árvores de folhas caducas durante o verão para forçar o crescimento de novas folhas na árvore. Esta técnica, em última análise, leva a uma redução no tamanho da folha e um aumento na ramificação.

 

2) Poda de estilização de Bonsai

Dar a uma árvore sua forma básica, muitas vezes envolve a poda de grandes galhos. Decidir sobre quais galhos devem permanecer e quais devem ser removidos pode ser difícil, não só porque é uma ação irreversível, mas também porque faz parte de decidir como a árvore vai ficar.

 

Quando modelar um Bonsai?

No geral, o início da primavera ou o final do outono é o momento certo para a poda de estilização de uma árvore (um pouco antes e logo após a estação de crescimento).

 

Como?

Coloque a árvore em uma mesa ao nível dos olhos; o primeiro passo é remover toda a madeira morta da árvore. Agora, reserve algum tempo para observar sua árvore e decidir quais galhos não se encaixam no desenho desejado e terão que ser removidos. Algumas orientações são listadas abaixo, mas decidir sobre o futuro desenho de sua árvore é um processo criativo, não necessariamente vinculado a 'regras'.

 

Algumas orientações básicas:

  • Se dois ramos ocorrerem à mesma altura da árvore, mantenha um deles e remova o outro.
  • Remova os ramos que crescem na vertical, que sejam muito grossos para dobrar.
  • Remova os galhos com torções e curvas não naturais.
  • Remova os galhos que encobrem a parte da frente do tronco.
  • Remova os galhos desproporcionalmente mais grossos do topo da árvore, uma vez que os galhos na parte inferior devem ser mais grossos do que no topo.

 

A poda de galhos grossos vai resultar na criação de cicatrizes feias na árvore, mas usando um cortador especial côncavo você reduzirá este efeito significativamente por causa do recuo que ele faz quando corta o galho. Uma árvore saudável não deve ter nenhum problema em enfrentar a poda de até 1/3 de sua folhagem. No entanto, quando podada significativamente, é importante podar também as raízes em proporções iguais. Desta forma, você impede a árvore de desenvolver um rápido crescimento para corrigir o desequilíbrio entre a quantidade de folhagem e de raízes. Mais detalhes sobre a poda de raízes podem ser encontrados na página sobre alargamento de raiz.

Finalmente, é aconselhável para selar grandes cortes com pasta cicatrizante, disponível na maioria das lojas de Bonsai (online). A pasta protege as feridas contra infecções e ajuda a árvore a cicatrizar mais rapidamente.