Alimentar regularmente durante a estação de crescimento é crucial para que seu Bonsai sobreviva. As árvores normais são capazes de estender seu sistema radicular procurando nutrientes; os Bonsai, no entanto, são plantados em vasos pequenos e precisam ser adubados, a fim de repor o conteúdo nutricional do solo.

 

 

Componentes básicos dos adubos

Os três elementos básicos de qualquer adubo são Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), com cada elemento servindo a diferentes finalidades. O Nitrogênio aumenta o crescimento das folhas e caules, o Fósforo estimula o crescimento saudável da raiz e o Potássio estimula o crescimento de frutos e flores. Diferentes proporções de NPK estão sendo usadas para diferentes árvores em diferentes épocas do ano, o que é muito importante ter em conta quando adubar os Bonsai.

 

Quando adubar o Bonsai?

Adube durante toda a estação de crescimento da árvore; do início da primavera até meados do outono. As árvores de interior podem ser adubadas ao longo do ano. Embora às vezes contestado, não adube árvores transplantadas por cerca de um mês; também não adube árvores doentes.

 

Biogold bonsai fertilizer

Biogold é um adubo orgânico do Japão, muitas vezes usado para árvores de Bonsai.

 

Qual adubo escolher?

É muito importante escolher o adubo certo: durante a época de início da primavera use um adubo com um teor de Nitrogênio relativamente alto (algo como NPK 12:6:6) para impulsionar o crescimento da árvore. Durante o verão, use um adubo mais equilibrado (como NPK 10:10:10); enquanto que durante o outono, use um adubo para endurecer a árvore para o próximo inverno (como NPK 3:10:10). Os valores de NPK mencionados são proporções, o que significa que 5:5:5 não é, de fato, diferente de 10:10:10 etc.

Algumas exceções são importantes de se ressaltar: para estimular o Bonsai a florescer, use um adubo com alto teor de Potássio (K) (como NPK 6:6:12) e para árvores mais antigas, você pode usar adubo com teor de Nitrogênio (N) um pouco mais baixo ou reduzir a quantidade de adubo aplicado.

Apesar de "adubo para Bonsai" ser adubo como qualquer outro, a compra em lojas de Bonsai (online) vai ajudar você a encontrar os valores de NPK corretos. Qualquer adubo com valor de NPK correto é perfeitamente saudável. Você pode optar por usar adubo líquido ou sólido; o que não importa muito, basta seguir as orientações de aplicação como indicado na embalagem do produto.

 

Adubo sólido para Bonsai

Adubo sólido para Bonsai (Cestas porta adubo).

Liquid Bonsai fertilizer

Adubo líquido

 

 

Como alimentar as árvores?

Alimente o seu Bonsai usando as quantidades e a frequência como indicado na embalagem do adubo. Você pode reduzir levemente a quantidade recomendada para árvores que não estão mais em treinamento, para balancear o seu crescimento, em vez de estimulá-lo. Quando usar adubo sólido (ver foto 1, acima) ajuda usar os porta-adubo, que garantem que o adubo permaneça no local (ver foto 2, acima). Nunca alimente em excesso suas árvores, pois isso vai ter consequências graves para a saúde delas.