A partir de estacas

Desenvolvendo árvores a partir de estacas, como técnica de cultivo de bonsai

Em japonês: “Sashiki”

O cultivo de árvores a partir de estacas é muito popular entre os cultivadores de bonsai, pois é uma forma barata de propagar novas árvores. Este método reduzirá o tempo que leva para as árvores crescerem a partir de sementes em cerca de um ano, ao mesmo tempo em que lhe dá o benefício de saber com antecedência quais características as estacas irão possuir.

Para começar, estacas adequadas precisam ser coletadas. A maioria dos tipos de árvore é facilmente propagada usando estacas; selecione um galho de uma árvore existente e corte-o (ver foto 1, abaixo). O tamanho das estacas deve ser de aproximadamente 5-10 cm de altura e 2-5 mm de diâmetro (ver foto 2, abaixo). É possível fazer estacas maiores também, mas a chance de fazê-las gerar raiz é pequena.

 

Quando coletar estacas de Bonsai?

Geralmente, a primavera e o verão são as melhores épocas para se cortar e plantar estacas. Algumas estacas de madeira dura podem ser preparadas e plantadas após sua estação de crescimento (no final do verão).

 

Como?

Plano passo-a-passo para coleta e plantio de estacas de bonsai:

  1. Escolha um vaso de aproximadamente 15 cm de profundidade com um furo de drenagem.
  2. A camada inferior (cerca de ¼ do vaso) deve consistir de cascalho fino e Akadama em uma proporção de ½ para ½ (leia o artigo sobre substratos de Bonsai para obter informações mais detalhadas sobre misturas de solo para diferentes espécies de árvores, climas, etc.).
  3. Preencha o resto do vaso com Akadama, cascalho fino e adubo para plantas misturados em uma proporção de ½ para ¼ para ¼.
  4. Agora, remova todos os galhos e folhas da metade inferior das estacas. Estacas grossas devem ser cortadas obliquamente (ângulo de 45°), para melhorar a sua capacidade de absorver nutrientes (ver foto 2, abaixo).
  5. Se disponível, mergulhe as estacas em hormônio de enraizamento (disponível na maioria das lojas de Bonsai) antes de colocá-las enterradas até aproximadamente a metade na mistura de solo preparada, deixando espaço suficiente entre elas (ver foto 3, abaixo). Por favor, note que o uso de hormônio de enraizamento não é obrigatório, ele vai simplesmente aumentar a taxa de sucesso.
  6. Finalmente, regue com uma quantidade considerável de água sobre as estacas, mas tome cuidado para não perturbar a superfície do solo usando um bico fino.

 

 

Tirando estacas para bonsaiEstacas de Bonsai com um ânguloComposto de estaca preparado para propagação de Bonsai

 

 

 

E depois? Cuidados posteriores

Coloque o vaso do lado de fora protegido da luz direta do sol e mantenha-o úmido durante todo o tempo, mas não encharcado. Vai levar algumas semanas antes que as estacas comecem a crescer; remova as estacas que morreram e deixe o resto sem tocar até a primavera seguinte. Sua taxa de sucesso vai depender de alguns fatores, inclusive das espécies de árvore e do tamanho das estacas. À medida que você for ganhando experiência, mais e mais estacas vão sobreviver. Você pode começar usando pequenas quantidades de fertilizante durante o verão.
Depois de um ano, as estacas podem ser separadas e colocadas em vasos maiores; vai levar um ou dois anos de crescimento sem restrição antes que as estacas estejam prontas para o seu primeiro treinamento (ver foto 4, abaixo).

 

 

Bonsai de estaca após 3 anos

 

 

 

Mais informações

Vá para o fórum de técnicas básicas de cultivo de bonsai.