A aramação é uma técnica crucial para treinar e estilizar árvores de Bonsai. Enrolando arames de cobre em torno dos galhos de uma árvore você é capaz de dobrar e reposicionar os galhos. Vai levar alguns meses até que os galhos estejam definidos em sua nova forma; o arame de cobre deve então ser removido.

 

 

Quando aramar uma árvore de Bonsai?

A aramação pode ser feita durante todo o ano para a maioria das espécies de árvore. Durante a estação de crescimento, os galhos se tornam mais grossos muito rapidamente e, como resultado, o arame vai cortar a casca, criando cicatrizes feias. Verifique regularmente sua árvore e remova o arame em tempo.

 

Material?

O uso do material certo é essencial para a aramação de árvores de Bonsai. Basicamente, dois tipos de arame podem ser usados: alumínio anodizado e cobre recozido. Para iniciantes, é aconselhável a utilização do alumínio anodizado, que é mais fácil de trabalhar e vendido na maioria das lojas de Bonsai (online).

O arame está disponível numa gama de espessuras diferentes, variando de 1 a 8 mm. Não há necessidade de comprar todos os arames disponíveis; a compra de arames de 1 mm, 1,5 mm, 2,5 mm e 4 milímetros de espessura deve ser perfeita para se começar. Quando aramar galhos grossos é recomendado envolvê-los primeiro com ráfia, o que vai proteger os galhos de serem danificados pelo arame quando curvá-los.

 

Copper bonsai wire

Arame de cobre

Aluminum Bonsai wire

Arame de alumínio

 

Como?

Tente aramar dois galhos de espessuras semelhantes localizados próximos um do outro com um pedaço de arame sempre que possível, e arame os galhos restantes separadamente (aramação simples). Arame todos os galhos que você pretende moldar antes de começar a dobrá-los. Quando aramar uma árvore inteira, trabalhe a partir do tronco até os galhos primários e depois comece a aramação dos galhos secundários. Como regra geral, utilize arames de 1/3 da espessura do galho que você está aramando. O arame deve ser grosso o suficiente para segurar o galho em sua nova forma.

Ambas as técnicas de aramação serão discutidas em mais detalhes agora, e as informações sobre a forma segura de dobrar os galhos aramados serão fornecidas no final desta página.

 

Dupla aramação de um Bonsai

  • Primeiro, selecione o par de galhos que você vai aramar; estes têm que ser da mesma grossura e localizados próximos um do outro na árvore. Tenha em mente que o arame deve ser enrolado em torno do tronco pelo menos uma vez (de preferência, duas vezes) de modo que o arame não se mova quando dobrar os galhos mais tarde.
  • Agora, corte o comprimento certo de arame para enrolar em torno de ambos os galhos.
  • Comece enrolando o arame ao redor do tronco e prossiga com o primeiro galho. Arame a partir da base do galho para a ponta antes de começar a aramar o outro galho. O arame deve ser enrolado em volta dos galhos com um ângulo de 45 graus; desta forma, o arame vai permitir que a árvore a cresça mais grossa enquanto mantém sua nova forma.
  • Quando pretender dobrar um galho para baixo diretamente no tronco, certifique-se de que o arame venha de baixo. O arame deve vir de cima quando for dobrar o galho para cima.
    Depois de ter aramado todos os pares de galhos adequados, continue a aramação dos galhos restantes utilizando a técnica de aramação simples.

 

Aramação simples de galho de Bonsai

  • Semelhante à técnica de dupla-aramação, corte o comprimento certo do arame e comece a aramação com pelo menos duas voltas em torno do tronco a um ângulo de 45 graus.
  • Quando múltiplos arames são aplicados na mesma parte do tronco/galho tente colocá-los ordenadamente em linha.
  • Agora, continue a aramação do galho.

 

Dobrando os galhos aramados

Depois de ter aramado a árvore inteira, você pode começar a dobrar e reposicionar os galhos. Use suas mãos para segurar o lado de fora do galho com seus dedos, agora dobre o galho pela parte de dentro da curva com seus polegares. Desta forma, você reduz o risco de rachar os galhos por espalhar a força do lado de fora do galho. Quando um galho estiver na posição, pare de movimentá-lo, visto que a dobragem repetida provavelmente danificará o galho. Tente dobrar seções retas dos galhos levemente para torná-las mais naturais.

 

E depois? Cuidados posteriores

Coloque a árvore na sombra e adube como você faria normalmente. Observe a árvore de perto durante a estação de crescimento e remova os arames a tempo de impedi-los que cortem a casca. Não tente reciclar o arame desenrolando-o, pois isso pode danificar a árvore; em vez disso, corte o arame em cada volta, fazendo com que ele fique muito mais fácil de remover.