A maioria das pessoas começou a cultivar Bonsai depois de comprar uma árvore em uma loja (online). Embora esta seja, sem dúvida, uma boa maneira de começar, talvez seja mais interessante (e menos caro) aprender a desenvolver e estilizar uma árvore você mesmo.

Como desenvolver uma árvore de Bonsai

A maioria das pessoas começou a cultivar bonsai depois de ter comprado uma árvore em uma loja (online). Embora esta seja sem dúvida uma boa forma de se começar, talvez seja mais interessante e menos caro cultivar uma árvore você mesmo. Apesar do ‘bon-sai’ ser uma arte asiática, estudada e aperfeiçoada por muitos séculos, não pense que você não será capaz de cultivar um. Na verdade, todo mundo é perfeitamente capaz de cultivar uma árvore, desde que você escolha as espécies de árvores adequadas para o ambiente onde você vive e cuide delas adequadamente. Neste artigo, vou explicar como começar o cultivo de Bonsai e apresentar a você as três partes principais deste site: cultivo, treinamento e cuidados de bonsai.

 

 

Desenvolver e cultivar árvores

O primeiro passo é adquirir uma árvore, o que pode ser feito através da compra de um pré-bonsai (material bruto para ser podado e aramado) ou utilizando uma das várias técnicas de cultivo possíveis. Muito importante, porém, é selecionar uma espécie de árvore que se adapte às suas circunstâncias. Você está interessado em manter as árvores em ambientes fechados (o que limita suas opções a árvores (sub)tropicais que podem sobreviver dentro de casa), ou você gostaria de colocar seus Bonsai fora de casa? Neste último caso, a maioria das árvores não tropicais se desenvolve perfeitamente bem, desde que elas sejam protegidas tanto da luz solar intensa quanto das temperaturas de congelamento. Uma aposta segura é escolher uma espécie de árvore nativa. Com esta breve introdução, você deve ser capaz de selecionar uma árvore que se encaixa a seus desejos usando o nosso guia de espécies de árvores de Bonsai.

 

Agora que nós selecionamos o tipo de árvore, vamos avançar com as formas de realmente se ter uma! Uma delas é comprar uma árvore de Bonsai já pronta de uma loja de bonsai (online). Estas lojas geralmente têm uma grande variedade de espécies de árvores, bem como formas e tamanhos, mas isto tem um preço e você só pode desfrutar olhando para elas. Como mencionado acima, você também pode comprar um pré-bonsai, que é "material bruto" (com potencial para bonsai) a ser modelado por você mesmo, uma ótima maneira para se conseguir resultados rápidos. Semelhante à compra de pré-bonsai é a coleta de árvores-com-potencial-para-bonsai da natureza, mas isto pode ser complicado e deve ser feito somente com permissão.

Um método mais barato, agradável, porém lento, é cultivar uma árvore você mesmo: usando sementes ou estacas. Leva normalmente cerca de 3-5 anos até que a árvore possa ser treinada, de forma que você pode querer fazer isto como um projeto paralelo (e comprar um pré-bonsai para começar com as técnicas de treinamento agora mesmo).

Aprenda mais sobre as técnicas de cultivo mencionadas acima, leia sobre o significado das árvores de bonsai, ou continue lendo sobre treinamento e modelagem de Bonsai abaixo.

Bonsai

Árvore de Bonsai de Bordo, por Walter Pall. Mais imagens podem ser encontradas em nossa galeria de Bonsai!

 

Treino e técnicas de estilo

Agora, que já temos comprada ou cultivada uma árvore, é hora de começarmos com o treinamento, a modelagem e a estilização dela. Esta é a parte criativa do cultivo de árvores de Bonsai, bem como a parte difícil. No entanto, apesar de se ter levado muitas décadas para refinar técnicas como a poda e a aramação para manter as árvores em miniatura, alguns princípios podem ser ensinados e aprendidos com bastante facilidade. Neste momento, vamos olhar para os conceitos básicos de poda e aramação, mas certifique-se de ler a seção "treinamento" para obter informações mais detalhadas sobre esses assuntos.

Bonsai não é uma corrida, nem é um destino. É uma viagem interminável.

Vamos começar dando uma olhada na técnica mais importante para Bonsai: a poda. A poda é crucial para manter as árvores miniaturizadas, bem como para dar forma a elas. O objetivo principal é criar um Bonsai que se pareça com a natureza o mais próximo possível. Sabiamente, a primavera e o verão são as estações do ano para se realizar a poda drástica, embora isso vá depender do tipo de árvore que você tem. Certifique-se de comprar um bom alicate de corte côncavo para quando for podar galhos grossos. As feridas em forma de cavidade que estes cortadores deixam cicatrizam muito melhor do que os cortadores normais fariam. Embora seja impossível dizer a você quais galhos podar para dar forma à sua árvore sem realmente vê-la, ajuda olhar algumas progressões de bonsai de exemplo, e começar a partir daí. Alguns exemplos de situações em que um galho normalmente deveria ser removido incluem:

  • Se dois galhos ocorrerem na mesma altura da árvore, mantenha um deles e remova o outro.
  • Retire os galhos com voltas e retorcidos não naturais.
  • Retire os galhos desproporcionalmente grossos do topo da árvore.

 

Outra técnica importante para modelar Bonsai é a aramação. Enrolando arame de alumínio anodizado (ou cobre recozido) cuidadosamente em torno de galhos, é possível dobrá-los e moldá-los, pelo menos até certo ponto. A aramação pode ser aplicada durante todo o ano, mas certifique-se de remover o arame antes de começar a marcar os galhos que ficam mais grossos. Lembre-se de ler a página sobre aramação na seção de treinamento, para uma explicação detalhada.

Aprenda mais sobre as técnicas de treinamento acima mencionadas, ou continue lendo sobre como ter Bonsai: os cuidados com Bonsai.

 

Cuidados e manutenção

Uma parte crucial das informações sobre como cultivar uma árvore de Bonsai, é sua manutenção e cuidados. Embora cada espécie de árvore tenha suas orientações específicas de cuidados, nesta parte vou discutir alguns dos princípios básicos, começando com a rega.

A frequência com que árvores de Bonsai precisam ser regadas depende de uma série de fatores, incluindo as espécies de árvore, o tamanho do vaso e o clima. O excesso de rega pode resultar no apodrecimento da raiz, uma das causas mais comuns de morte. No entanto, como os Bonsai são plantados nestes vasos pequenos, eles também tendem a secar muito facilmente. Escolher a mistura de solo certa e transplantar regularmente (em média a cada dois anos, para garantir que as árvores não pulem do vaso, o que torna difícil absorver e armazenar água) é crucial para manter a sua árvore saudável. Uma regra importante para a rega é verificar com que frequência a sua espécie de árvore específica precisa ser regada, e, quando regar, fazer isso completamente (para garantir que o solo absorva a água corretamente).

Além da rega e do transplante, a adubação é outra coisa importante a ter em mente. Uma vez que as árvores são colocadas em vasos pequenos, com pouco espaço e nutrientes disponíveis, adubar regularmente na estação de crescimento da árvore é fundamental para mantê-la saudável. Mais uma vez, depende das espécies de árvores, quando, quanto e com que frequência elas precisam ser adubadas. A marca ou o tipo de fertilizante (líquido ou sólido) não importa tanto, desde que você tenha certeza de aplicar quantidades menores do que as plantas normais exigiriam.

Por fim, colocar uma árvore de exterior dentro de ambiente fechado (ou vice-versa), é uma forma com certeza de matá-la. Compre ou cultive uma árvore que se enquadre ao lugar onde você quer colocá-la, em vez de simplesmente comprar qualquer árvore! As árvores subtropicais geralmente precisam de muita luz e temperaturas relativamente altas e só podem viver do lado de fora de casa se você morar onde o clima seja quente o suficiente; no entanto, estas árvores ficarão perfeitamente bem dentro de casa. No caso de você preferir uma árvore de exterior, uma aposta segura é escolher uma árvore que seja nativa do seu ambiente local. No caso de invernos muito frios, alguma proteção adicional contra congelamento é necessária, uma vez que um Bonsai seja colocado em um vaso pequeno.

Aprenda mais sobre cuidados gerais de Bonsai ou confira os guias de cuidados por espécies específicas de Bonsai.

 

 

Conclusão: como fazer um bonsai?

Neste artigo introdutório, os passos do crescimento de uma árvore de Bonsai foram explicados: cultivo, treinamento e cuidados. Embora o Bonsai seja uma forma de arte secular, começar com este hobby fascinante não é tão difícil! Este site ajudará você a começar, e o fórum sobre Bonsai é um ótimo lugar para pedir conselhos. Além disso, os clubes locais de Bonsai organizam cursos e oficinas que são altamente recomendados. Boa sorte!

 

Subcategorias

Cuidados com o Bonsai

Cuidados com o Bonsai Cuidar de uma árvore Bonsai não é tão difícil como normalmente se pensa. No entanto, como as árvores de Bonsai são plantadas em vasos pequenos, algumas orientações básicas devem ser seguidas na rega, adubação e transplante de suas árvores.

Leia mais

Cultivo de árvores de Bonsai

Plantio e cultivo de árvores de Bonsai As árvores de Bonsai são cultivadas com a finalidade de que se assemelhem às árvores da vida real; parecendo velhas, mas permanecendo no tamanho de miniaturas. Existem diferentes métodos para se propagar árvores adequadas para fins de Bonsai, que vão desde ter o controle total sobre sua forma e tamanho (a partir de mudas ou estacas) até comprar...

Leia mais

Treinamento de árvores de Bonsai

Treinamento e modelagem de árvores de Bonsai TUm equívoco comum é pensar que as plantas usadas para bonsai são geneticamente transformadas em plantas ‘anãs’. As árvores de bonsai são plantas normais, propagadas como qualquer outra, mas treinadas usando técnicas sofisticadas para mantê-las pequenas. O treinamento inclui procedimentos básicos como poda regular e aramação, mas também...

Leia mais

Geral

Usar ferramentas de qualidade e obter o livro certo sobre Bonsai, vai lhe ajudar muito. Ajudamos você a selecionar os seus nesta seção.

Leia mais

Nosso guia do iniciante

Entrar Cadastro