大宮盆栽村 - Omiya tem sido um destino favorito dos velhos tempos para os entusiastas de Bonsai que viajam para o Japão.
A aldeia é um bairro agradável no Omiya (um subúrbio de Tóquio) que hospeda cerca de uma dúzia dos melhores viveiros de Bonsai. Os jardins podem ser visitados por meio de uma excursão que sai de Tóquio, mas certifique-se chegar cedo para ter o lugar para você. Por favor, note que a maioria dos jardins fica fechada às quintas-feiras.
O Museu de Arte de Bonsai de Omiya (Omiya Bonsai Art Museum) é uma adição recente à vila (ele abriu ao público em 2010) e é absolutamente deslumbrante. Ele possui uma impressionante coleção de obras de arte e exibe exposições especiais regularmente. Dentro do museu, você anda através de uma seção de excelentes tokonomas (expositores de bonsai) antes de entrar no jardim principal.
A casa das quatro estações é interessante visitar também, e obtenha informações sobre oficinas e feiras locais relacionadas a Bonsai: um workshop de Bonsai está disponível todo terceiro domingo de cada mês, entre 13:30h e 15:00h, no Museu de Arte de Bonsai, em Saitama (2.500 ienes) . De 3 a 5 de maio, o festival de Bonsai local é realizado.
Viveiros de Bonsai Omiya
Omiya Bonsai Art Museum, Manseien, Tojuen, Seikouen, Kyukaen, Fuyoen and Shoutouen.
Aldeia de Bonsai Omiya
Viveiros de Bonsai Omiya da aldeia de Bonsai Omiya
Omiya Bonsai Art Museum (さいたま市大宮盆栽美術館)
O Museu de Arte de Bonsai de Omiya abriga uma coleção de árvores deslumbrantes desde que foi inaugurado, em 2010. O Museu também oferece uma percepção sobre a história, a cultura, as ferramentas e os vasos de Bonsai. Confira o site do museu para ver se eles estão com alguma exposição especial neste momento.
Endereço do Museu: Toro- cho 2-24-3, Kita Ward, Cidade de Saitama, Saitama, 331-0804. (Tel. +81 (0) 48 780 2091)
Horário de funcionamento: Das 9:00h às 16:00/16:30h. O museu fica fechado às quintas-feiras e em determinados feriados. Entrada: 300 ienes.
Mansei-en (蔓青園)
Mansei-en é sem dúvida a coroa de qualquer visita a Omiya e eu recomendo visitá-lo no final de sua viagem a Omiya. As obras-primas de árvores de Bonsai são maravilhosamente apresentadas, e dentro do prédio você vai encontrar mais árvores exibidas juntamente com as plantas acessórias e pergaminhos no tokonoma. O jardim é de propriedade da família Kato desde o século XIX. Não é permitido tirar fotos, uma vez que a maioria das árvores é de propriedade privada: eu só pude fazer uma foto com visão geral.
Endereço de Manseien: Bonsai-cho, 285 (Tel. 048-663-3991).
Toju-en (藤樹園)
Um pouco mais abaixo na estrada da estação de trem Omiya-koen está Toju-en, um viveiro de bonsai com várias belas árvores de Bonsai. Este viveiro também oferece aulas de Bonsai durante os fins de semana.
Endereço do Tojuen: Bonsai-cho, 247 (Tel. 048-663-3899).
Seikou-en (清香園)
Exibindo uma das coleções mais bonitas de árvores de Bonsai em Omiya, Seiko-en é uma visita obrigatória. O jardim foi fundado pelo Sr. Yamada e seu pai e é o único lugar no Omiya a cobrar uma taxa de entrada (mas com razão para isso). Não é permitido tirar fotos, embora uma pequena exceção tenha sido feita para este guia. Seikouen é também a casa do Bonsai de Saika, iniciada pelo simpático Kaori Yamada. Saika é um arranjo de flores com plantas enraizadas, uma espécie de cruzamento entre Bonsai e Ikebana, muito interessante de se ver.
Endereço de Seikoen: Bonsai-cho, 268 (Tel. 048-663-3991)
Kyuka-en (九霞園)
Propriedade de Yukio Murata, este jardim é o lar de várias árvores interessantes. Embora não sejam tão bem exibidos como em outros lugares, os Bonsai valem muito a pena uma visita.
Endereço de Kyukaen: Bonsai-cho, 131 (Tel. 048-663-0423).
Fuyo-en (芙蓉園)
Este viveiro perto da estação de trem imediatamente puxa você para dentro da aldeia de Bonsai Omiya. O jardim, de propriedade de Hiroshi Takeyama, é muito bonito e contém várias obras-primas de Bonsai.
Endereço do Fuyoen: Bonsai-cho, 96 (Tel. 048-666-2400).
Shoutouen (松濤園)
Apesar de muito menor que a média dos jardins em Omiya, este lugar tem algumas árvores deslumbrantes no quintal. O simpático proprietário, Taeko Komuro, também vende vasos e árvores Shohin.
Endereço de Shoutou-en: Bonsai-cho, 112-4 (Tel. 048-652-1033)
Mapa da aldeia de Bonsai Omiya
(Ōmiya Bonsai-mura, em torno de Bonsai-cho)
Omiya Bonsai Art Museum (1), Manseien (2), Toju-en (3), Seikou-en (4), Kyuka-en (5), Fuyo-en (6) Bonsai restaurant (a).
Mapa da aldeia de Bonsai Omiya: Omiya Bonsai Village map.
Como chegar
A estação de Toro, assim como a estação de Omiya-Koen, está centralmente localizada na aldeia de Bonsai: todos os viveiros estão a uma curta distância a pé. Para chegar à estação de Toro, pegue a Linha JR Utsunomiya, em Ueno, que vai diretamente para Toro, levando cerca de 30 minutos. Como alternativa, para chegar a Omiya-Koen, pegue um trem de Tóquio (qualquer estação principal) para a estação de Omiya e lá faça a transferência para a linha Tobu Noda, para chegar a Omiya Koen (no total, leva cerca de 50 minutos).