Os Bonsai são obras de arte vivas, algumas árvores famosas têm centenas de anos de idade. Estas árvores são inestimáveis e, quando à venda, muito caras. Mas, ao mesmo tempo, também podemos comprar Bonsai em um centro de jardinagem local, por apenas alguns reais.

Sendo assim, como você avalia o preço de um Bonsai? O que será que eles valem, qual preço faz sentido para uma única árvore? Neste artigo, vamos investigar as variáveis que são importantes, e daremos uma olhada em alguns exemplos de bonsai à venda.

 

 

O preço de uma árvore de Bonsai: o que se deve olhar

Os preços das árvores de Bonsai tendem a variar muito de loja para loja e de país para país. As árvores mais baratas (cerca de R$ 50,00) estão disponíveis em centros de jardinagem ao redor do mundo, mas a disponibilidade de árvores de qualidade mais elevada é muito mais limitada. E as árvores de altíssima qualidade (árvores muito antigas, que foram mantidas por gerações, muitas vezes no Japão) são muito raras.

Com severas restrições de importação, o fluxo destas árvores de qualidade do Japão para os EUA e Europa é limitado. A maioria das espécies de árvores precisa ser de raiz nua e ficar em quarentena por meses (até anos). O plantio de raiz nua é de alto risco para árvores velhas, apenas algumas espécies de árvores podem suportar isto. Economia simples: com disponibilidade limitada, os preços sobem.

Mas vamos focar primeiro no material barato e de qualidade média. O preço de um Bonsai depende de vários fatores, com maior destaque para a idade e o seu desenho.

 

Idade e histórico

As árvores de Bonsai muitas vezes são consideradas como velhas, caras e impossível de serem mantidas vivas. Simplificando as coisas um pouco, podemos dizer que quanto mais maduro um Bonsai parece, maior é o seu preço. As árvores mais caras que conhecemos (veja as imagens abaixo) são todas de idade e foram mantidas em vasos por gerações.

 

Desenho e afilamento do tronco

A maioria das árvores de Bonsai baratas são cultivadas na China. Aqui elas se desenvolvem de estacas a plantas de até 2 m de altura, em apenas 3-5 anos. Quando os troncos tiverem desenvolvido uma espessura suficiente, a planta de 2 m de altura é cortada para ficar com apenas alguns centímetros, e depois deixa-se passar mais um ano para permitir que a árvore desenvolva alguns novos galhos. Deixar que uma árvore se desenvolva na altura e, em seguida, cortá-la, é a maneira mais rápida de se obter um tronco grosso, mas, obviamente, a cicatriz ficará sempre visível. O tronco também não terá afilamento.

O preço do Bonsai depende muito de quanto tempo é investido nessa árvore específica. A maneira mais rápida de se desenvolver Bonsai é barata, mas o resultado não é atraente. A combinação de um tronco grosso com afilamento é cara, uma vez que leva muito mais tempo para se desenvolver.

Conclusão Bonsai preço: um tronco grosso, com afilamento atraente, só pode ser alcançado ao longo de muitos anos de trabalho. Portanto, é caro.

 

Vaso e espécies de árvores

Os vasos de bonsai vêm com muitos preços, e isso depende muito da sua idade. Os vasos velhos, antiguidades da China e do Japão, podem custar milhares de dólares, se eles estiverem à venda. Os vasos novos de fábrica da China custam menos de um dólar. Os preços de vasos novos, mas feitos à mão, variam muito.

Finalmente, algumas espécies de árvores são raras ou mais difíceis de se desenvolver e, portanto, mais caras.

 

 

 

Bonsai preço: Exemplos de preços de bonsai

 

 

Bonsai preço: Exemplos de preços de bonsai, do caro ao barato

A árvore de Bonsai mais cara

A árvore de Bonsai mais cara: Um pinheiro de séculos de idade, foi vendido por 1,3 milhão de dólares na Convenção Internacional de Bonsai, em Takamatsu, Japão.

 

Kunio Kobayashi Bonsai

Valor inestimável… Uma árvore notável, que é conhecida por sua idade extremamente elevada: é dito que a árvore tem mais de 800 anos de idade.

 

Árvore de bonsai de idade sobreviveu a Hiroshima

Não está à venda, e nunca estará. Esta árvore foi treinada como bonsai por quase 400 anos, o resultado de seis gerações de trabalho duro e paciência por parte da família Yamaki. Mas o que a torna realmente especial é que ela estava em Hiroshima quando a bomba atômica caiu em 1945: a árvore sobreviveu, e, mais tarde, foi doada para o Museu Nacional de Bonsai e Penjing, em Washington (Imagem também cortesia do museu).

 

Bonsai caro

Ainda uma árvore de Bonsai cara, mas muito mais acessível que os exemplos acima. Esta foi colocada à venda por cerca de 90.000 dólares. A árvore é antiga e tem um tronco espetacular, o que explica por que é tão cara. Imagem cedida por S-Cube.

 

Ficus

Ficus after

Bonsai preço - FÁrvore de Ficus antes e depois de sua estilização. Este material é muito mais barato, porque a planta é mais jovem: esta planta pode ser comprada por cerca de 150 reais.