Este é um artigo escrito pelo artista Takanori Aiba, que criou uma série de casas nas árvores de Bonsai / dioramas.

"Quando eu era criança, era viciado em brincar com modelos de trens. Era pura felicidade para mim, passar horas observando os trens que circulam sobre os trilhos no meu quarto. No entanto, o meu interesse, de forma gradual e estranha, moveu-se para outra coisa: Bonsai."

 

 

Diorama de Bonsai takanori aiba

Em meus 30 anos de idade, muito tempo depois de eu ter esquecido que eu tinha experimentado tal maravilha, visitei o Museu Americano de História Natural, no Central Park West quase todas as vezes que fui a Nova York a negócios. O museu exibe fósseis de dinossauros grandes e espécimes de plantas e animais. As exposições de diorama são especialmente maravilhosas, e o método obcecado pelos detalhes da exibição é mais divertido do que realístico. Atrás do Museu Americano de História Natural, há uma loja chamada Maxilar e Mandíbula (Maxilla & Mandible) que vende produtos relacionados à ciência. Espécimes de borboletas e ossos de animais são vendidos como obras de arte e lembranças. Achei a loja por acaso e entrei para explorar. Uma variedade de dioramas de insetos alojados em cúpulas de vidro chamou minha atenção. Quando os vi, fiquei chocado, enquanto um sentimento que eu nunca havia sentido antes percorreu o meu corpo. Na frente das incríveis obras, que pareciam como se tivessem sido cortadas da grama em uma floresta habitada por insetos, senti como se o tempo tivesse parado. No momento seguinte, memórias vivas do mundo do bonsai (um mundo em miniatura, que eu, uma miniatura de mim, tinha entrado), que experimentei como um estudante da escola primária, voltaram a mim.

 

Bonsai tree house

Casa na árvore de bonsai takanori aiba

 

Bonsai treehouse by Takanori Aiba

Casa na árvore (diorama) de Bonsai por Takanori Aiba

 

Desde então, tenho me dedicado a bonsai (dioramas). Quanto mais absorto estou, maior a minha capacidade de me ver como parte do pequeno mundo que cultivei. No meu trabalho, frequentemente desenho espaços e mundos que não existem na terra. Colocar a mim mesmo dentro do mundo em miniatura me permite ajustar o tamanho de qualquer coisa e ver objetos passando por metamorfoses inacreditáveis. Pode ser difícil de acreditar, mas para mim, um pino de boliche parece um edifício de 30 andares. Um lindo relógio antigo parece o Empire State Building ou um luxuoso hotel arranha-céu. A lata vazia enferrujada que comprei no Havaí parece um resort, e uma pedra robusta à beira do rio parece uma ilha solitária no oceano. Quando um sofisticado chalé e uma praia aparecem na ilha de pedra na minha visão, a ilha começa a existir como uma genuína ilha privada. O mundo do meu bonsai se amplia.

 

 

Bonsai diorama takanori aiba

 

Bonsai tree house

 

Bonsai tree house drawing

Desenho original de uma casa na árvore de Bonsai por Takanori Aiba

 

Embora possa ser difícil para você compartilhar minhas experiências, porque elas são muito pessoais, acho que o bonsai (diorama) é um mundo de alegria para as pessoas imaginativas porque pode ser um parque temático, um resort, ou qualquer coisa. Se eu posso criar o bonsai (diorama) por minha própria conta, posso fazer as regras para o mundo e as histórias da fantasia. Além disso, uma vez que entro no mundo do bonsai (diorama) que eu criei, gosto de jogar nesta fantasia. Talvez eu queira muitas pessoas para compartilhar essa felicidade.

 

Casa na árvore de bonsai Fantasia

 

Bonsai treehouse

 

Takanori Aiba tokyo good idea

 

Fantasy bonsai treehouse

 

Bonsai by Takanori Aiba

 

Nasceu em 1953, em Yokohama, Japão. Estudou tecidos tradicionais japoneses e roupas tingidas na Universidade Zokei de Tóquio. Desde 2003, ele colocou sua mente para criar obras de arte tridimensionais que combinam seus conhecimentos e sua experiência tanto como ilustrador de labirinto quanto de arquiteto.