Infelizmente, muitas vezes recebemos estes gritos de socorro em nossos fóruns. Cuidar de uma árvore de bonsai pode ser um pouco cansativo para iniciantes, mas, com este guia, você ficará bem. Investigaremos as causas da perda de folhas da sua árvore e os remédios!

 

Por que um bonsai tem a queda de suas folhas?

Há uma diferença entre bonsai de interior e bonsai de exterior.

 

Bonsai de interior

O bonsai de interior deve ser mantido acima de 15 °C ao longo do ano, o que significa que, na maioria dos climas, eles precisam ser mantidos dentro de casa durante o inverno. A maioria das espécies de bonsai de interior (Ficus, Carmona, etc.) não apresenta queda de suas folhas, a menos que haja um dos problemas a seguir:

O excesso de água é um motivo comum, quando o bonsai de interior é plantado em solo pobre que retém muita água. Alguns meses de rega excessiva levarão ao apodrecimento das raízes, que somente é visível na árvore quando ela perde força e tem a queda de suas folhas. Você deve regar somente quando o solo ficar ligeiramente seco; e, quando a árvore estiver melhor, transplante-a para um solo melhor.

A falta de água também é comum. O bonsai é colocado em um pequeno vaso e, portanto, ele não tem muitas reservas. Se você esquecer de regar a sua árvore, as raízes morrem e a árvore vai morrer. Enquanto que, com a rega excessiva, a árvore lentamente perde força, com a rega insuficiente a árvore perderá suas folhas em alguns dias. Infelizmente, não há cura; então, fique de olho na sua árvore e não se esqueça de regá-la.

Um outro problema, especialmente quando o bonsai é colocado dentro de casa, é a luz insuficiente. Coloque a sua árvore bem na frente de uma janela, de preferência voltada para o sul. A árvore precisa de muita luz!

 

Bonsai de exterior

O bonsai de exterior precisa ser mantido do lado de fora da casa, durante todo o ano. Dentre as espécies típicas de bonsai de exterior estão o junípero e o olmo chinês. O junípero é perene, enquanto o olmo é uma árvore caducifólia, que tem a queda natural de suas folhas (ou pelo menos parte delas) durante o outono e o inverno. Supondo que a sua árvore esteja perdendo folhas não por causa da estação, mas devido a um problema, é isso que você deve observar:

Novamente: a rega excessiva é um problema comum. Regar com muita frequência, enquanto a árvore está plantada em uma mistura de solo que retém muita água, levará ao apodrecimento das raízes e à perda de folhas da árvore. Certifique-se de regar somente quando necessário: quando o solo ficar ligeiramente seco.

Outro motivo pode ser que a sua árvore tenha uma praga ou uma doença, que deve ser visível na sua árvore.

Por fim, muita ou pouca adubação fará com que a sua árvore perca força e as folhas caiam.

 

bonsai de junípero

Um tamanho e formato de bonsai de junípero muito populares.

 

Como posso evitar que o meu bonsai perca as suas folhas?

Como discutido acima, o bonsai apresenta queda de folhas como resultado de um cuidado impróprio. O que você precisa fazer é saber quais espécies de árvore você tem e ler sobre as suas diretrizes específicas de cuidados. Simples assim!