Kokedama é traduzido literalmente como “bola de musgo”; são belas composições feitas com samambaias, plantas floridas, bambu ou suculentas.

Criar um Kokedama pode ser um pouco complicado, mas se você rolar para baixo, encontrará um plano passo a passo que explica como fazer um Kokedama você mesmo!

 

 

O que é Kokedama?

Estas pequenas bolas de musgo são uma tradição antiga na jardinagem japonesa, e estão relacionadas de alguma forma com as plantas de acento frequentemente mostradas ao lado de um Bonsai, assim como com a Ikebana (arranjo de flores japonesas). Um Kokedama pode ser criado com uma grande variedade de espécies de plantas. Cobrindo a bola de raízes com uma camada de argila molhada e pegajosa, coberta com musgo, pode ser feita a forma característica redonda. As bolas de musgo são tradicionalmente exibidas em uma bandeja rasa, mas recentemente elas têm sido exibidas também como plantas suspensas.

 

Como eu cuido de um Kokedama?

Regar um Kokedama é uma tarefa relativamente simples. A melhor maneira de determinar se a sua bola de musgo precisa de rega é sentir o quanto ela está pesada. Você também pode verificar o musgo, se sentir que ele está seco, você precisa regar. Mergulhar a bola em água por cerca de 5 minutos deve ser mais do que suficiente para garantir que ela fique bem molhada. A maioria das samambaias e das suculentas vai se desenvolver bem em ambientes fechados, mas, no final, vai depender de qual planta você selecionou e qual é o local ideal para colocar (ou pendurar) o seu Kokedama. Leia as instruções da planta que você comprou antes de prosseguir! Você pode adubar sua bola de musgo uma vez por mês, utilizando um adubo líquido.

 

Exemplos de Kokedama

Aqui estão algumas fotos inspiradoras de bolas de musgo terminadas.

 

Kokedama

A planta do Kokedama (uma samambaia).

 

 

O que preciso para criar um Kokedama?

Você vai precisar de alguns componentes de solo, tais como musgo de turfa (esfagno), solo de keto, akadama (ou caqueira de telhas ou de tijolos) e água. É claro que sua composição também precisa de uma planta viva (experimente uma samambaia na sua primeira tentativa) e de algum barbante (ou corda fina) para amarrar tudo junto. Veja as fotos abaixo para mais informações.

 

Kokedama - coisas que você precisa

Os componentes do solo (Akadama, Keto — um tipo de argila japonesa muito pegajosa —, Esfagno e Água). Você pode usar argila para plantio se não conseguir o Keto.

 

Kokedama - things you need

Uma planta viva. Samambaias são fortes e boas para iniciantes, mas você também pode tentar plantas com flores, suculentas ou mesmo bambu!

 

Kokedama - things you need

Finalmente, você vai precisar de algum musgo e corda. O musgo pode ser coletado em uma variedade de lugares, como em seu jardim, em um parque ou floresta.

 

Agora, vamos ver como podemos criar o nosso próprio Kokedama! Estas fotos pertencem à Art Kokedama.