“Socorro! Minha árvore de Bonsai está morrendo!”. Infelizmente, muitas vezes recebemos estes gritos de socorro em nossos fóruns. Então, era hora de um guia sobre reavivamento de um Bonsai que está morrendo ser escrito. Levo você através dos passos necessários para resgatar o seu Bonsai.

 

Má notícia...

Eu odeio trazê-la para você, mas as árvores geralmente não morrem de velhice, então provavelmente você bagunçou os cuidados com o seu Bonsai. E agora, que você finalmente encontrou esta página, muito provavelmente você está muito atrasado.

E a boa notícia?

Bem, há esperança. Os cuidados de Bonsai não são realmente tão difíceis. E você não está sozinho. Nós estimamos que mais de 75% das árvores de Bonsai recém-compradas morrem no primeiro mês. Tão triste ...

 

 

PASSO 1 - Identifique sua árvore

Primeiro de tudo, você precisa saber quais espécies de árvore você tem. Um Bonsai de interior tem necessidades completamente diferentes, em comparação com um Bonsai de exterior. Você precisa adotar os cuidados para o seu Bonsai, às suas necessidades específicas.

Provavelmente, você tem um Junípero. Se não, você pode ter um Ficus. Se você não tiver certeza, use o nosso guia “Identificando minha árvore de Bonsai” (abre em uma nova tela).

 

 

Juniper bonsai plant

Tamanho e forma popular de um Bonsai de Junípero.

 

PASSO 2 - Saiba mais sobre os cuidados específicos para o seu Bonsai

No passo anterior, você identificou sua árvore, agora você precisa entender como cuidar de sua árvore. Se você tem um Ficus ou um Junípero, clique nos links debaixo das imagens acima para ler mais. Se sua árvore não for uma destas, identifique sua árvore aqui e leia mais sobre as espécies de árvores, antes de continuar com o próximo passo.

Quando você adequa a rega, a adubação e a posição do seu Bonsai às suas necessidades específicas, você está no caminho certo para mantê-lo vivo!

 

PASSO 3 - Aprenda com os erros mais comuns nos cuidados de Bonsai

Provavelmente, agora, que você leu sobre as espécies específicas de suas árvores, você sabe o que você fez de errado. Aqui estão as suas opções:

Erro nº 1: esqueci de regar

As árvores de Bonsai são plantadas em pequenos vasos, por isso elas não têm muito em termos de reservas de nutrientes e água. Se você se esquecer de molhar o seu Bonsai até que o solo seque completamente, as raízes da árvore vão secar e morrer. Em poucos dias você vai ver as folhas de sua árvore se definhar e cair. Se as raízes secaram completamente, você não pode salvar a árvore. Se as raízes não secarem completamente, você pode salvar a árvore regando-a corretamente a partir de agora.

Então, com que frequência você precisa regar? Isso realmente depende de sua árvore e do solo onde ela está plantada. Eu não posso lhe dar uma regra: você precisa verificar o solo de sua árvore e regar quando ele ficar um pouco seco. A maioria das árvores de Bonsai baratas é plantada em um solo argiloso (esta é a única maneira pela qual elas podem ser importadas da China em grandes contêineres), este solo não absorve água rapidamente, de forma que, quando você regar sua árvore abruptamente, há chances de que a água acabe no fundo do vaso, em vez de no solo. Verifique sua árvore ao regar e faça-o completamente. Por “completamente” quero dizer que você deve regar sua árvore, aguardar alguns minutos, e regá-la novamente, para se certificar de que toda a massa do solo receba água. Quando sua árvore se recuperar, transplante-a com uma mistura apropriada de solo.

Leia mais sobre rega de árvores de Bonsai e sobre transplante de seu Bonsai.

 

Erro nº 2: colocar uma árvore de exterior dentro de um ambiente fechado

O Junípero é uma das árvores de bonsai mais comuns para iniciantes, mas é uma árvore de exterior. Quando colocado em ambiente fechado, suas agulhas ficarão amarelas e a árvore vai morrer lentamente. Agora que você já identificou as espécies de suas árvores, você sabe onde colocá-las.

Em geral, coloque o Bonsai de interior em uma janela virada para o sul, e coloque o Bonsai de exterior em um ponto bem iluminado, um pouco protegido do vento forte. Leia mais sobre cuidados de Bonsai de interior e de Bonsai de exterior.

 

Erro nº 3:  excesso de rega

Expliquei acima sobre a importância do solo de Bonsai: alguns solos retêm a água muito bem e, neste caso, o excesso de rega pode ser um problema real. Se sua árvore estiver plantada em um solo que retenha água e esteja constantemente molhado, as raízes vão começar a apodrecer e morrer. Enquanto esquecer de regar uma árvore pode matá-la em apenas alguns dias, matar uma árvore por excesso de rega é algo que vai demorar semanas.

Leia mais sobre rega de árvores de Bonsai.

 

Erro nº 4:  A iluminação não é suficiente

A maioria, se não todas, das plantas de Bonsai de interior são árvores (sub) tropicais. Isso significa que elas precisam de muita luz, e a maioria das casas simplesmente não são iluminadas o suficiente. Coloque sua árvore diretamente em uma janela virada para o sul. Qualquer outra coisa não é bom o suficiente.

Leia mais sobre como escolher o lugar certo para sua árvore.

 

Erro nº 5:  sem paciência

Alguns iniciantes tentam redesenhar sua árvore a cada duas semanas: você não precisa ser um especialista em plantas para perceber que isto não está funcionando. Grandes mudanças em seu Bonsai (como transplante ou poda drástica) devem ser feitas uma vez por ano, no momento certo do ano. Entre essas estilizações, cuide de sua árvore e faça poda para manter sua forma, mas não tente fazer grandes mudanças mais do que uma vez por ano.

 

PASSO 4 - No caso de você não cometer esses erros

No caso altamente improvável de que sua árvore esteja morrendo sem que qualquer um dos erros descritos tenha sido cometido, a única opção é que sua árvore esteja infectada com algum tipo de praga. Verifique as folhas de sua árvore com cuidado para ver se não há insetos e remova cuidadosamente a árvore de seu vaso para ver se há insetos na massa de raízes.

Leia mais sobre pragas e doenças de Bonsai ou poste algumas fotos no nosso fórum de Bonsai para obter ajuda.

 

 

PASSO 5 - Resgatando sua árvore de Bonsai

A única coisa que você pode fazer é tomar o cuidado adequado de sua árvore de agora em diante. Nunca se esqueça de regá-la e colocá-la no local certo. Esperemos que sua árvore vai se recuperar!

 

PASSO 6 - Seu plano de longo prazo

O cultivo de árvores de Bonsai é um hobby fascinante, por isso é uma verdadeira vergonha que muitos iniciantes não consigam manter suas árvores vivas, especialmente porque os cuidados de Bonsai não são tão difíceis. Saber quais espécies de árvore você tem e quais são as necessidades de seu Bonsai, é tudo o que há para ele. Mantenha-se informado e melhorando!