Aprenda a fazer uma árvore de bonsai de bordo! Neste artigo e vídeo, mostramos como fazer um belo tronco, podar e aramar um bordo japonês (Acer palmatum).

O bonsai pode ser criado de muitas maneiras diferentes: a partir de sementes, por exemplo, ou comprando um bonsai pronto em uma loja on-line. Uma outra maneira é comprar mudas de viveiros (de um varejista de bonsai ou de um centro de jardinagem, se você tiver sorte) que tenham potencial para bonsai. Aplicando técnicas como a poda, a aramação e o transplante, você pode transformar essa planta de estoque de viveiro em uma bela árvore de bonsai! Neste artigo, mostramos os passos que tomamos para fazer um bonsai a partir de um bonito bordo japonês — com grande potencial e com um preço de cerca de R$ 250,00.

Este foi o primeiro passo no desenvolvimento desta árvore para um bonsai, e levará vários anos até que ela esteja pronta. Certifique-se de se inscrever em nosso canal do YouTube para ver a progressão desta árvore ao longo dos anos!

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Esta árvore é um bordo japonês, também conhecida como Acer palmatum. Acredito que tenha de 10 a 15 anos. Neste vídeo, você verá como estilizá-lo, ou seja, iremos fazer a poda de alguns galhos e um pouco de aramação, para colocá-los na posição. Como você pode ver, o tronco é longo e reto. Iremos cortar o tronco no meio e criar um novo ápice.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Para cortar o topo da árvore, usamos um serrote bem afiado. Tente fazer um corte limpo e reto.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Como você pode observar, tiramos o topo – mas deixamos dois centímetros para trás do tronco, pois irá secar com o tempo e morrer. Para ter certeza de que o novo ápice irá continuar a crescer, esta é uma boa coisa a se fazer.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Então, no começo da primavera, esta árvore irá reagir ao grande corte que fizemos, desenvolvendo novos brotos e galhos.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Particularmente, o ápice irá crescer bastante, e isto é a coisa mais importante, porque o tronco irá engrossar com o tempo.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Como sempre, separamos dois galhos aproximadamente da mesma espessura, e aramamos estes galhos com um único fio. Comece aramando os galhos principais, e vá trabalhando os outros galhos com calma. Galhos menores precisam de um arame mais fino.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês

Levará pelo menos cinco anos para que o ápice e os galhos se desenvolvam o suficiente para se harmonizarem com a espessura do tronco.

Fazendo Bonsai de Bordo Japonês