草もの - As árvores de Bonsai são algumas vezes tradicionalmente exibidas em um Tokonoma, consistindo de uma árvore de Bonsai, um pergaminho e uma planta de acento (representando os homens, o céu e a terra, respectivamente).

Adicionar um pergaminho, ou neste caso uma planta de acento, à composição, é feito para acentuar a árvore no expositor e criar uma sensação de harmonia. Uma planta de acento (ou planta acompanhante) pode ser uma planta (florífera), bambu, grama, samambaias, uma variedade de musgo ou até mesmo alguns cogumelos. Depende da época, do estilo da árvore de Bonsai e de muitos outros fatores, como o tipo e o tamanho da planta de acento que se encaixam ao projeto.

 

 

Tipos de Plantas de acento

  • Estação: a planta de acento deve lembrar a atual estação do ano. Isto significa que a cor das folhas e a presença de frutos ou de flores são de grande importância.
  • Estilo de Bonsai: as árvores que lembram uma luta para sobreviver (como uma árvore estilo varrida pelo vento ou crescendo em uma rocha) devem ser acompanhadas de uma não muito exuberantemente planta de acento em desenvolvimento. Estilos mais altos, como o literati, podem ser exibidos com uma variedade de grama alta.
  • Contraste: as árvores de Bonsai com flores ou frutas devem ser contrastadas por plantas de acento não-floríferas, e vice-versa.
  • Origens: ao combinar várias plantas para criar uma planta de acento, certifique-se de que estas venham de origens semelhantes.
  • Vasos: plantações de companhia podem ser colocadas em pequenos vasos vitrificados ou não vitrificados, mas também sobre um azulejo ou ardósia. Neste último caso, devem ser cultivados musgos em torno do solo para criar uma planta de visual maduro.

 

Plantas Kusamono Shitakusa do Japão

 

 

Uma plantação companheira bem sucedida é bela por si só, mas não deve se tornar a parte dominante do expositor Tokonoma de três peças.
Obviamente essas orientações não devem trabalhar para limitar seu gosto pessoal: em geral, as plantas de acento são bastante fáceis e baratas de se cultivar (e as opções são infinitas). Tenha o cuidado de regar regularmente, já que os pequenos vasos e ardósias não possuem muita terra.