A Serissa é um pequeno arbusto que floresce duas (às vezes, até três) vezes por ano. Os troncos de formas brutas e as folhas minúsculas tornam esta planta muito popular como árvore de Bonsai de interior.

A Serissa não é fácil de cuidar (ao contrário do Olmo ou Zelkova, etc.) e, portanto, é mais adequada para cultivadores experientes, pelo fato de a árvore ser muito sensível às mudanças na rega, localização e temperatura. Condições estáveis são a chave!

Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.

 

Orientações de cuidados de Bonsai específicas para a Serissa

Posição: É necessária muita luz solar; escolha um local onde a árvore não precise ser deslocada e que tenha uma temperatura constante. A temperatura mínima é de cerca de 10 °C.

Rega: Regue a árvore regularmente, ela nunca deve secar. Se nenhuma flor estiver se desenvolvendo, vaporize a árvore diariamente. Se a árvore estiver soltando suas folhas (porque você a mudou de lugar, ou as temperaturas mudaram, etc.), continue a rega, mas a diminua um pouco.

Alimentação: Adube em quantidades baixas, e cerca de uma ou duas vezes por mês na estação de crescimento.

Poda: O Bonsai de Serissa pode suportar podas agressivas, também na madeira velha.

Transplante: Transplante a árvore uma vez a cada dois anos; as raízes (assim como os galhos) soltam um odor fétido quando são podadas. Utilize uma mistura de solo normal.

Propagação: Estaquia é a maneira mais fácil de se propagar árvores de Serissa

Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.

 

 

Exemplo de uma árvore de Bonsai de Serissa foetida (Serissa)

Bonsai de Serissa