O Ulmus parvifolia (Olmo chinês) desenvolve uma rede muito fina de galhos e ramos, tornando-o perfeito para fins de Bonsai. O olmo é muitas vezes confundido com as espécies Zelkova, mas quando comparadas as folhas das duas árvores a diferença é perceptível. O Olmo chinês é a espécie de olmo mais comumente usada, embora suas outras variedades também sejam adequadas para o cultivo de árvores de Bonsai.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Bonsai de Olmo Chinês
Olmo chinês (Ulmus parviflora Bonsai)
Posição: Cresce bem tanto no sol quanto em sombra parcial. O Ulmus pode suportar o frio bem e pode (deve!) ser colocado do lado de fora da casa também durante o inverno. Um Ulmus / ulmeiro comprado como uma árvore de interior pode ser colocado ao ar livre também, mas proteja-o durante o inverno, ou coloque-o dentro de uma sala fria mas iluminada durante o inverno.
Rega: Mantenha a árvore levemente úmida, sem particularidades.
Alimentação: Adube mensalmente durante a estação de crescimento dela (primavera-verão).
Poda: Reage bem à poda regular, o que resultará na árvore desenvolvendo uma estrutura de galhos densa. Permita que os brotos se estendam por 3 ou 4 nós e então faça a poda de 1 ou 2 folhas. Quando for podar galhos grandes, espere até o final do outono.
Transplante: O transplante pode ser feito uma vez a cada dois anos, utilizando um substrato padrão.
Propagação: Somente por estacas.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.