O gênero Ligustrum pertence à família das oliveiras e consiste de mais de 50 subespécies perenes e decíduas e cultivares com uma diversidade de cores e formas de folhas.
As espécies mais comuns de ligustro (ou alfeneiro) incluem o ligustro chinês (Ligustrum sinensis), o ligustro japonês (Ligustrum japonicum), o ligustro com folhas ovaladas (Ligustrum ovalifolium), o ligustro com folhas brilhantes (Ligustrum lucidum) e o ligustro comum (Ligustrum vulgare). Os ligustros são pequenas árvores ou arbustos que podem se desenvolver em quase qualquer tipo de solo e aceitam muito bem o desbaste. Por este motivo, o Ligustrum é frequentemente utilizado para cercas vivas (sebes), o que pode ser uma fonte de bom material para bonsai de tronco grosso. As folhas da maioria das espécies de ligustros são ovaladas e opostas e as pequenas flores brancas perfumadas, que aparecem nas pontas dos brotos no verão, são seguidas de pequenas frutas pretas, moderadamente venenosas. O ligustro Bonsai é uma planta forte, aceita muito bem todas as técnicas de estilização de bonsai e é também uma boa escolha para iniciantes.
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Orientações específicas de cuidados de bonsai para o ligustro (Ligustrum, ligustrinho)
Posição: O ligustro prefere um local bem iluminado, com luz direta do sol por, pelo menos, parte do dia. Enquanto a maioria das espécies de ligustro precisa ser mantida ao ar livre e pode precisar somente de um pouco de proteção contra geadas fortes, o ligustro chinês (Ligustrum sinensis), por exemplo, também é vendido como uma árvore para interior e deve ser colocado dentro de casa durante o inverno.
Rega: Em dias quentes, o ligustro precisa de muita água e deve ser bem regado logo que o solo fique seco. No inverno, regue menos, mas tome cuidado para não deixar a raiz secar completamente. Se for utilizada água muito calcária, o ligustro pode apresentar sintomas de deficiência, como a clorose.
Alimentação: Coloque adubo orgânico sólido a cada quatro semanas ou utilize um adubo líquido uma vez por semana durante a estação de crescimento. Sempre aplique o adubo líquido sobre solo úmido.
Poda e Aramação: O ligustro aceita muito bem o desbaste e a poda e também pode ser feita sua desfolha. Se você quiser que sua árvore floresça, não corte os brotos antes do verão. Ao aramar o ligustro, tome cuidado para não danificar a casca macia dos ramos e galhos.
Transplante: Faça o transplante do ligustro a cada dois ou três anos. Ele aceita a poda de raízes muito bem. O ligustrum bonsai não é muito exigente em relação ao solo, de forma que você pode utilizar uma mistura de solo padrão.
Propagação: O ligustro Bonsai é facilmente propagado a partir de estacas e também pode ser por alporquia. É possível desenvolver os ligustros a partir de sementes, mas estas demoram muito tempo para germinar.
Pragas e doenças: Os pulgões, as cochonilhas-de-escama, as moscas brancas e os gorgulhos podem atacar o ligustro, mas isto pode ser controlado com um inseticida específico. Se a planta murchar ou apresentar mofo, é necessário um fungicida especial.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.