Embora não seja fácil de cuidar (e não de todo fácil de estilizar também), o Pinheiro Negro Japonês é uma espécie clássica de árvore para usar para fins de Bonsai, também muito popular no Japão. As espécies de Pinus que têm agulhas curtas são mais adequadas para se cultivar como Bonsai. Os Pinheiros Negros são muito tolerantes a condições precárias, sobrevivendo na natureza em solos carentes de nutrientes. A árvore tem agulhas grossas de até 12 cm de comprimento, que podem ser reduzidas através de pinçamento regular.

Nota: este guia também se aplica em grande parte a outras espécies de Pinheiros. As espécies mais comuns incluem: o Pinus thunbergii (Pinheiro Negro Japonês), o Pinus sylvestris (Pinheiro-da-Escócia), o Pinus mugo (Pinheiro-das-montanhas) e o Pinus parviflora (Pinheiro Branco Japonês).

Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.

 

Bonsai de Pinheiro Negro Japonês (Pinus)

Posição: Fora de casa com muito sol, isso também ajuda a diminuir o tamanho da agulha (as agulhas crescem mais se a árvore não recebe luz do sol o bastante). Os pinheiros são muito resistentes, mas ainda assim precisam ser protegidos durante o inverno.

Rega: Tenha cuidado para não regar em excesso, uma vez que os Pinheiros não gostam de umidade permanente. Uma boa drenagem é necessária.

Alimentação: Use um adubo normal mensalmente para manter a árvore saudável.

Poda: Os Pinheiros têm que ser manuseados com cuidado, embora eles possam suportar a poda muito bem; nunca estilize a árvore mais do que uma vez por ano (preferencialmente no início da primavera).

Transplante: Transplante na primavera antes que os botões comecem a inchar, a cada dois ou três anos. De preferência, utilize uma mistura de solo bem drenante.

Propagação: A partir de sementes em abril, ou então, use estacas durante o verão.

Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.

 

 

Bonsai de Pinheiro Negro Japonês (Pinus)

Bonsai de Pinheiro Negro Japonês (Pinus)