Comprar uma árvore de bonsai em uma loja é bom, mas não seria muito mais legal fazê-la você mesmo? Uma ótima maneira de começar a desenvolver árvores de Bonsai é comprar um kit para iniciantes e estilizar a árvore na forma de um Bonsai. Um kit para iniciantes pode ser comprado em muitas lojas de Bonsai (online), mas você também pode optar por comprar apenas uma planta jovem em um centro de jardinagem local.

Este artigo (incluindo um filme) explica os passos para se desenvolver uma árvore de Bonsai a partir de um kit para iniciantes, tudo você mesmo!

 

 

Kit para iniciantes de Bonsai, como criar sua própria árvore de Bonsai

Um kit para iniciantes de Bonsai geralmente contém uma planta jovem (chamada de pré-bonsai ou muda de viveiro), um vaso de Bonsai, arame e solo. A partir desta planta jovem, você pode criar uma árvore de Bonsai em três passos: poda, aramação e transplante.

Para aprender a desenvolver a sua própria árvore de Bonsai, recomendamos primeiro assistir a este filme curto e que continue a ler este artigo para obter mais informações detalhadas. O filme mostra uma planta Chamaecyparis pisifera (Cipreste) jovem, no valor de cerca de R$ 23,00. Curta assistir!

 

 

 

Como desenvolver sua própria árvore de Bonsai, em 3 passos

Então, vamos dar uma olhada nos três passos para se criar uma árvore de Bonsai (poda, aramação e transplante).

 

Passo 1: Podando sua árvore de Bonsai

Primeiro de tudo, vamos começar a limpar a árvore. Estude cuidadosamente sua árvore, e decida sobre a forma que você pretende criar nela. Embora seja fácil podar galhos, pode ser muito difícil fazê-los crescer novamente. Uma vez que você tenha decidido quais galhos devem ser removidos, faça a poda destes, trabalhando lentamente seu caminho até o topo da árvore. Comece liberando o tronco um pouco.

Quando podar galhos maiores, você precisa de um cortador côncavo. Este cortador deixa uma ferida em forma de cavidade, que se cura muito melhor. Após a poda dos galhos maiores, foque nos galhos menores, até que você esteja satisfeito com o resultado. Para informações detalhadas sobre poda, leia o nosso guia Poda de árvores de Bonsai / Como fazer um Bonsai?

 

Pruning detail

Limpando a árvore e removendo todos os galhos mortos

Pruning the bonsai tree

Podando sua árvore de Bonsai

 

Passo 2: Aramando seu Bonsai

Em seguida, aramamos os galhos, começando com os maiores. Cuidadosamente, enrole o arame em torno dos galhos em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Tente aramar dois galhos da mesma espessura com um arame. Como regra geral, aplica-se arame de aproximadamente 1/3 da espessura do galho.

Quando você terminar a aramação dos galhos maiores, trabalhe o seu caminho em direção aos menores. Termine a aramação de toda a árvore, antes de começar o posicionamento e a dobra dos galhos. Para informações mais detalhadas, leia o nosso guia “Aramando as Árvores de Bonsai”.

 

Wiring the bonsai tree

Aramando a árvore de Bonsai

45 degrees wiring bonsai

O ângulo de 45 graus enquanto faz a aramação

 

 

Passo 3: Colocando sua árvore em um vaso de Bonsai

Agora que já podamos e aramamos a árvore, é hora de transplantá-la. Para começar, vamos preparar o vaso de Bonsai. Coloque dois arames que podem ser usados mais tarde para prender firmemente a árvore ao vaso. Cobrimos também os furos de drenagem, anexando uma tela de plástico. Quando o vaso estiver pronto, nós preparamos a mistura do solo. Normalmente, um kit para iniciantes vem com o solo de bonsai pré-misturado, mas se não vier, consulte o nosso site para mais informações

Agora, retire a planta de seu recipiente de plástico e livre-se de qualquer tipo de solo solto. Queremos também revelar o tronco um pouco. Desembarace cuidadosamente as raízes com um gancho de raiz. Para fazer a árvore se ajustar ao vaso, você vai precisar podar as raízes mais distantes. Você pode podar até cerca de 1/3 da massa total da raiz. Agora, coloque um pouco de solo no vaso.

A árvore agora está pronta para ser colocada no vaso, mas, primeiro, decida sobre qual deverá ser a frente da árvore. Coloque a árvore um pouco fora do centro e prenda-a com cuidado com os arames que foram presos no vaso antes. Cubra as raízes com o solo e, usando pauzinhos, nos certificamos de que toda a massa de raízes seja preenchida com o solo. Quando tivermos terminado, regamos a árvore. Leia o nosso guia "Como transplantar minha árvore de Bonsai" para informações mais detalhadas.

 

The soil

O solo misturado para Bonsai

Unravelling the roots

Desembaraçando as raízes com um gancho de raiz

 

Repotting the bonsai

Colocando a árvore no vaso e fixando-a firmemente com arame

The repotted bonsai tree

A árvore Bonsai transplantada após ser regada por completo

 

DIY Bonsai starterkit (before)

O kit para iniciantes

How to grow Bonsai (after)

O resultado

 

É isso aí! Agora temos uma árvore de Bonsai: podada, aramada e transplantada. Então, o que virá a seguir? Remova o arame depois de alguns meses, caso contrário, os galhos ficarão danificados à medida que ficarem mais grossos. Coloque a árvore na sombra no primeiro mês após o transplante. Neste artigo utilizamos uma árvore Chamaecyparis pisifera (Cipreste), mas os kits para iniciantes podem conter quaisquer tipos de espécies de árvores. Certifique-se de que você saiba qual espécie de árvore você tem (se você não tiver certeza, tente o nosso "Identificar minhas espécies de árvores de Bonsai"), e dê uma olhada nas orientações de seus cuidados específicos em nossa seção “tipos (espécies) de árvores de bonsai.”