Na seção anterior (Estilização de Bonsai), investigamos as técnicas básicas para estilizar e modelar árvores de Bonsai. Agora, vamos analisar tópicos um pouco mais avançados.

Matt Reel estilizando uma árvore

Os tópicos incluídos nesta seção são: desfolha; criando partes de madeira morta em uma árvore; trabalhando nas raízes superficiais e no tronco de um bonsai; e guias para se criar uma floresta de Bonsai ou plantio em rocha. Vamos começar.

A desfolha de Bonsai envolve cortar todas as folhas de uma árvore durante o verão. Ao fazê-lo, você força a árvore a desenvolver novas folhas, conduzindo a uma redução no tamanho das folhas e um aumento da ramificação.

Leia mais

A criação de madeira morta em Bonsai, sob a forma de Jin ou Shari, pode melhorar o aspecto da árvore significativamente. Um “Jin” é uma parte descascada do galho e um “Shari” é uma parte sem casca do tronco.

Leia mais

Em japonês: Nebari - Um aspecto muito importante de um Bonsai é o seu Nebari (ou: alargamento da raiz), as raízes superficiais que proporcionam equilíbrio visual a uma árvore. A criação de um Nebari pode se dar utilizando dois métodos: pela poda feita regularmente das raízes que crescem para baixo ou pela aplicação de uma técnica de propagação: alporquia. Ambos os métodos serão descritos em detalhes a seguir.

Leia mais

O tronco de um Bonsai merece atenção especial, já que é uma das características mais atraentes de uma árvore. Os seguintes recursos serão discutidos: O Nebari, conicidade, espessura e forma geral do tronco.

Leia mais

Nosso guia do iniciante

Entrar Cadastro